19 maio 2009

2ª Etapa - GAS Barra do Una Pro 2009


O alternate Thomas foi o grande campeão do Barra do Una Pro 2009, etapa do GAS finalizada neste domingo (17), em ondas de 1 metro nas boas ondas de Barra do Una, São Sebastião.

Na final, Thomas derrotou o sul-africano Eduardo Barba por 4.50 a 3.50 em ondas que chegavam a 1 metro na série. É a primeira vez que um alternate ergue a taça de uma cobiçada etapa do GAS. Thomas ainda desbancou Rafa e Denis respectivamente, mostrando que chega para brigar pela ponta.

Junto com Thomas outro alternate também foi inscrito nos minutos finais da etapa. Felipe foi barrado logo na sua primeira bateria, contra o virtual vice Barba pelo apertado placar de 1.5 a 2.0.

Thomas fatura um incrível DVD de surfe pela façanha, enquanto Barba fica com um leash irado pelo vice-campeonato. Completaram o pódio os dois terceiros: Denis “Jiraya” Kishimoto e Douglas “Índio” Ruffo.

Nas semifinais, Thomas descolou notas 1.50 e 2.0 para derrotar o atual líder do Ranking geral Denis, enquanto Barba passou por Índio numa bateria acirrada. Esta bateria terminou em empate e foi necessário usar dois critérios de desempate definir o vencedor. Barba passou somando as três melhores notas (1.0 + 0.5 + 0.5) enquanto Douglas somou (1.0 + 0.5).

Índio mostrou que não viera para brincadeira, afinal eliminou o banbino Poca (vencedor da primeira etapa) na primeira bateria do dia. Surpresa para alguns. Poca entrou na bateria com uma prancha diferente da que vinha treinando, e isso pode ter atrapalhado sua caminha para assegurar a ponta do ranking. No início do dia de competição as ondas encostavam com um pouco mais de tamanho na rasa bancada de areia. Poca decidiu cair com uma prancha maior, mas pareceu muito desconcentrado na disputa e Índio não teve dó de eliminá-lo.

Outro que ficou logo na primeira fase foi Chassi, que acumulou seu segundo 8º e continua na lanterna do Ranking geral. Surfou com uma prancha que parecia adequada para as condições, mas a falta de treinos está tirando suas chances de reação. Perdeu para um difícil competidor (Denis), mas poderia ter feito mais na bateria.

A decisão contou com ondas difíceis. A rasa bancada proporcionava apenas algumas ondas abrindo e a maioria fechando. Esperto, Thomas não deixou o tempo passar e largou na frente com 1.50 e 2.50, deixando as coisas mais complicadas para Barba.

As séries fechavam então Barba optava pelas intermediárias. Somou 1.0 na sua primeira onda e no final teve a chance de virar numa esquerda de backside, mas somou apenas 2.0 enquanto precisava de 2.50. Sendo assim Thomas sagrou-se o grande campeão da etapa de Barra do Una.

Resultado do GAS Barra do Una Pro 2009 (17 de maio)

1 Thomas (BRA)......................1200pts

2 Carlos Eduardo “Barba” (AFR)......1032pts

3 Denis “Jiraya” Kishimoto (JAP)....876pts

..Douglas “Índio” Ruffo (AM)........732pts


5 Rafael “Rafa” Bruchman (BRA).......600pts

..Filipe “Poca” Zampetti (ITA).......410pts

..Felipe “Janjola” (BRA).............225pts

..Diego “Chassi” Malheiros (ALE).....100pts

2 comentários:

  1. Gostaria de agrader a presença de todos e dizer que devemos chegar mais cedo nas etapas. Esta etapa foi uma das mais legais. Foi a que deu mais ondas e que deixou o ranking bem apertado pela disputa do título. Para a próxima etapa o GAS levará algumas novodades.

    Falothau

    ResponderExcluir
  2. Apesar da pouca estrutura, esta foi uma etapa bem dinâmica. Com o tempo a tendência é só melhorar. Contando sempre com o comprometimento de todos.
    E vamo antecipar essa terceira etapa ai pow!!!
    GAS, GAS, GAS, GAS, GAS!!!

    ResponderExcluir