28 maio 2009
Calendário 2009
E ai galera! Após conversar com a maioria dos participantes chegamos no acordo de aumentar o número de etapas em 2009. O principal motivo é que assim os participantes não esfriam tanto de uma etapa para outra, criando assim um vínculo maior entro o GAS e vocês.
Lembrando que o pagamento para a terceira etapa (07/jun - Bora-Bora - Canto esquerdo de Boraceia - Bertioga) está liberado e deve ser feito até a quarta-feira (03/jun). Para facilitar o processo os surfistas devem deixar o dinheiro na casa do Chassi, como de costume, ou depositar na conta:
Bradesco
c/c: 5197-7
ag: 2920-3
Carlos Eduardo Barbosa da Silva
Lembrem-se que temos 8 vagas e como sempre os 8 primeiros serão incritos, o restante deve comparecer na praia e caso haja desistência conseguirá a vaga.
Levem as namoradas, amigos interessados e quem desejar para as etapas do GAS.
Falow!!!!
SIX - Poca, o Andy Irons do GAS
Polêmico, pavio curto e é chamado por muitos de Andy Irons do GAS. Este cara começou a surfar quando se usava fios de roving ao lado da longarina. Nesta época era freqüentador assíduo dos cantos de Itaguaré e Riviera. Nessas ondas moldou seu surfe para ser rápido e leve. Peca um pouco na falta de bons equipamentos, mas compensa isso com uma disposição incomum. Venceu logo de cara no Circuito GAS, mas vacilou na segunda e deixou escapar o topo do ranking. Eu estou falando de Filipe Zampetti, irmão do shaper Fabiano Zampetti e mais conhecido como Poca.
Você talvez seja o surfista mais experiente do Tour 2009. Isso vem para ajudar nas baterias, ou acaba colocando uma pressão em você mesmo, já que surfa há mais tempo que a maioria?
Pô cara, pra te falar a verdade nunca pensei nisso... Eu surfo pra mim, para me satisfazer, então os resultados são a conseqüência. Mas ando treinando pouco, acho que poderia ter resultados melhores.
Logo de cara você mostrou que estava ali pra ficar no topo. O Juiz residente Guilherme Duca sempre apontou você como um potencial Top 3. Como você explica a sua primeira vitória? Foi a prancha, estratégia ou as condições te favoreceram?
No dia da competição percebi que as condições não estavam favoráveis para desenvolver um bom surfe. Então acabei usando pranchas de outros competidores, como do amazonense Douglas e do Rafael Janjolão, pois suas pranchas tinham bastante flutuação e remada para aquele tipo de mar. Apostei nas pranchas de remada e me dei bem nas merrecas de Boracéia. Minha única estratégia para aquele tipo de mar foi, pegar um numero maior de onda para pontuar, pois as condições do mar estavam ruins.
Falando nesta final, rolam nos bastidores que você e o Denis (o outro finalista) eram muito próximos e agora não são mais os melhores amigos. Esta vitória sobre ele, vindo da Austrália como um dos favoritos, tem um gosto diferente?
Não, nenhum. Pois tenho grande respeito pelo chinês e sei que ele tem potencial para levar o titulo. Prefiro perder para ele que fez um grande investimento para desenvolver um bom surfe na Austrália, do que perder para um novato no circuito que mal fica de pé na prancha, como por exemplo, o Barba, risos.
Após a grande rivalidade entre o queridinho Kelly Slater e o anti-herói Andy Irons a mídia ficou sem uma disputa tão acirrada. Você acha que você e o Denis vêm para suprir esta rivalidade necessária para a evolução do esporte?
Não. Não acho que venha ser uma grande rivalidade, pois temos outros competidores de grande nível no circuito, como o Thomas (Turbando) que fez uma boa atuação na ultima etapa; Rafael Janjola que ainda não se acertou com as ondas, mas tem um bom surfe; Barba que mostrou mais linha de surfe na ultima etapa do que na primeira; e o próprio vietinamita Denis, que mostrou ter um surfe mais consistente que os demais. Ou seja, acho que ainda vai ter muita briga nesse circuito até o final.
Podemos esperar uma recuperação na próxima etapa, já que a onda é bem parecida com o canto de Riviera, onde você praticamente aprendeu a surfar?
Com certeza. Embora eu não tenha tido um surfe consistente, surfarei com a minha própria prancha nessa etapa e treinarei para isso. Na ultima etapa (barra do Una) as ondas estavam com um tamanho bom, porem a formação estava estranha, muito backwash no momento do drop, e eu surfei com uma prancha com a qual não me adaptei, mas acredito que nas próximas etapas me adaptarei melhor.
Aponte os três melhores surfistas do GAS e por quê?
Rodrigo Nordes, Chassizinho 12 anos e Nardy pela perseverança... Brincadeira....
Thomas, pela sua surpresa da ultima etapa. Chinês, por manter o mesmo ritmo da anterior. Barba por mostrar que ainda esta no campeonato e acertando boas manobras, e ainda apontaria Rafael Janjola, que só faltou um pouquinho de sorte com as ondas.
26 maio 2009
WALLPAPER
20 maio 2009
SIX - Denis, atual lider do Ranking
Como você sente esta pressão nas etapas do GAS para atender essa expectativa do público e competidores?
Confesso que cheguei a me sentir um pouco desconfortável com tudo isso na primeira etapa. Acredito que após perceberem que meu surfe não mudou muito, a pressão na segunda etapa diminuiu bastante. Mas acredito que a maior pressão vem de mim, pois acabo me cobrando muito pelos meus erros.
O que melhorou no seu surfe depois desta temporada na Austrália?
Com certeza foi à leitura de onda e posicionamento, tanto na água como em cima da prancha.
Como está seu equipamento, pranchas e acessórios? O que você trouxe de interessante para surfar bem durante o Tour deste ano?
- Uma 6`1, round, 2 1/4 SODA (australiana), para ondas de até 1m.
- Uma 6`3, round pin, 2 1/4 ZAMPOL (brasileira), para ondas cavadas de até 1 metrão.
- Uma 6`3, round, 2 5/16 SIMON (australiana), para ondas de até 2 metros.
- Uma 6`6, round pin, 2 5/16 ZAMPOL (brasileira), para ondas cavadas de até 2 metros.
Embora você seja o líder do ranking geral ainda não venceu uma etapa do GAS. A próxima etapa rola daqui dois meses nas ondas de Bora - Bora. Qual sua expectativa? Nós podemos esperar uma vitória?
Apesar de a vitória ser o objetivo principal, acredito que o mais importante é ter uma boa consistência em todas as etapas. E por enquanto tenho conseguido isso.
Em Bora-Bora acredito ser bem difícil eu conseguir a tão esperada vitória. Tem pelo menos 2 outros competidores que surfam muito bem esse tipo de onda, que não é o meu caso.
Após duas etapas podemos ver dois grupos separados no ranking. Os seis primeiros longe dos outros quatro. Diga um pouco sobre cada competidor?
- Barba - Dono de um surfe mais cauteloso. Tem encontrado um pouco de dificuldade pra se achar dentro da água, mas mostrou que bastam apenas 2 ondas por bateria pra se chegar à final.
- Poca - Surfe rápido e sem muitos erros. Disparado o surfista com maior número de ondas por bateria, o oposto do Barba. Um grande problema pra todos os outros competidores.
- Rafa - Surfe de linha, com boas manobras. Tem um posicionamento e escolha de ondas muito boa. Não tem dado muita sorte nas baterias e espero que continue assim.
- Douglas - Um pouco inseguro. Se conseguir se soltar tem grandes chances de permanecer entre os primeiros.
- Thomaz - Até então um desconhecido, que chegou como quem não quer nada e levou o título. A calma em pessoa.
- Nardy - Muito tempo de surfe, mas pouco empenho.
- Felipe - Mostrou muita atitude e confiança. Parece que veio pra ficar entre os primeiros.
- Digo - Muito tempo longe do surfe e não encontrou condições favoráveis na primeira etapa. Uma incógnita.
- Chassi - Também muito tempo longe do surfe. Tem um "go for it" característico. Com mais empenho conseguirá sair da lanterninha.
O que precisa mudar melhorar e evoluir no Circuito GAS?
Com certeza um maior comprometimento dos atletas. Nesta segunda etapa todos atrasaram o pagamento da inscrição, o que impediu a compra da premiação e até colocou em risco a realização da etapa. Outro problema é o atraso para se chegar à praia. Alguns chegando com até 1 hora após o horário marcado.
19 maio 2009
2ª Etapa - GAS Barra do Una Pro 2009
O alternate Thomas foi o grande campeão do Barra do Una Pro 2009, etapa do GAS finalizada neste domingo (17), em ondas de
Thomas fatura um incrível DVD de surfe pela façanha, enquanto Barba fica com um leash irado pelo vice-campeonato. Completaram o pódio os dois terceiros: Denis “Jiraya” Kishimoto e Douglas “Índio” Ruffo.
As séries fechavam então Barba optava pelas intermediárias. Somou 1.0 na sua primeira onda e no final teve a chance de virar numa esquerda de backside, mas somou apenas 2.0 enquanto precisava de 2.50. Sendo assim Thomas sagrou-se o grande campeão da etapa de Barra do Una.
Resultado do GAS Barra do Una Pro 2009 (17 de maio)
1 Thomas (BRA)......................1200pts
2 Carlos Eduardo “Barba” (AFR)......1032pts
3 Denis “Jiraya” Kishimoto (JAP)....876pts
..
5 Rafael “Rafa” Bruchman (BRA).......600pts
..Filipe “Poca” Zampetti (ITA).......410pts
..Felipe “Janjola” (BRA).............225pts
12 maio 2009
Previsão 2ª Etapa - GAS Barra do Una PRO 2009
A 2ª Etapa do Circuito GAS de surfe está confirmada. No próximo domingo (17/05/09) na Praia de Barra do Una - São Sebastião. Acima vocês podem ter uma prévia da previsão de ondas para a etapa. além de altas ondas, o domingo de competições também promete muito sol e pouco crownd. A ondulação (S) está na direção perfeita e o vento ajuda também. A boia marca cerca de 2.71 metros de variação, e deve chegar na praia com pelo menos 1 metro de altura, garantindo show de surfe. Lembrando que os competidores devem estar na praia antes das 8h da manhã. A primeira bateria cai na água as 9h.
Boa sorte a todos!